segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Consulta pós negativo 2ª FIV

Já fui para a consulta de retorno com o médico. Dessa vez, sem nenhuma expectativa. Sem ansiedade nenhuma, já imaginava as alternativas que teríamos.

Voltei a pensar sobre o PGD, biopsia dos embriões para análise genética deles. E, novamente, assim como na 1ª FIV não estava a vontade com isso.

Outra possibilidade que pensei seria fazer o exame Era, é um exame em que fazemos todo o preparo do endométrio simulando o preparo de uma tec, mas invés de transferir os embriões, se faz uma biopsia do endométrio e se analisa se naquele dia, o endométrio estava receptivo ou não. Dizem que o endométrio possui uma "janela de implantação", um período em que ele está apto a implantação de embriões. Fora desse período, os embriões não conseguem implantar.

Chegando na consulta...

O médico surpreendeu. Novamente, assim como ele tinha feito na 1ª consulta em que falamos sobre a indicação do PGD que o outro médico tinha feito, ele disse que não indicava fazer PGD... Fiquei mais aliviada com isso. Afinal, parece que o médico também tem a mesma opinião que, talvez no nosso caso, jovens e sem alterações genéticas nos cariótipos, o exame fosse mais prejudicial do que benéfico. Ele falou de um caso de um casal em que tinham feito o PGD de quatro embriões, dois passaram no teste e dois não passaram. Fizeram a transferência dos aprovados e tiveram negativos. Depois, a mulher insistiu para transferir os outros dois, que não haviam sido aprovados. Assinou um termo dizendo que estava ciente e etc e transferiu. Ela engravidou... e os filhos nasceram sadios.

Realmente o médico indicou fazer o exame Era. Mas, achei que ele não deu tantas esperanças assim com o exame. Senti como se o exame fosse algo mais burocrático, tipo "na falta de outras possibilidades, vamos testar isso".  Se o exame der não receptivo, teremos que repetir até ele dar receptivo. E, se ele der receptivo logo no primeiro exame, continuamos sem respostas para os negativos. É aquele negocio, não temos garantia de nada.

Ele disse que apesar de não ser o nosso caso, já que o exame de fragmentação de DNA espermático estava ok, ele está pensando em fazer a próxima fiv/icsi com um outro tipo de seleção dos espermatozóides chamada PICSI. Ele acha que pode ter algo na qualidade dos espermatozoides afetando os embriões... Como tenho menos de 30 anos, então ele não acha que seja do óvulo, seria mais provável ser dos espermatozóides.

Pedi ao médico para fazer o exame antimulleriano. Ele perguntou porque eu queria fazer esse exame se ele não mudaria nada na situação. Aí eu respondi que achei que tive poucos embriões nas duas fivs que fiz e queria saber qual era a situação da reserva ovariana, se tinha tempo para enrolar ou se tinha que fazer os tratamentos desesperadamente. Então ele concordou que eu era má respondedora e solicitou o exame.

Pedi também para ele passar vitaminas para mim e para meu marido. Deixei claro que sabia que não tinha nenhuma comprovação científica da eficácia delas, mas que queria tentar. Algo para melhorar a qualidade e quantidade dos óvulos e a qualidade dos espermatozóides. Ele disse que demoraria uns três meses para fazer efeito. Eu disse que era perfeito então, já que não pretendia mais fazer nenhum tratamento este ano, só no próximo talvez. Ele fez algumas prescrições de vitaminas.

P.S momentos chatos da consulta

O médico falou que iria pedir um exame genético nosso, chamado cariótipo. Aí eu lembrei a ele que nós já havíamos feito esse exame com o médico anterior, inclusive trouxemos os resultados para mostrar na nossa primeira consulta e os cariótipos estavam normais.

Em certo momento da consulta o médico, falando da minha gravidez natural do ano passado, disse que eu tinha tido uma gravidez química. Fiquei meio irritada ao escutar isso (afinal, era como se ele tivesse falando que meu filho não passasse de um elevação hormonal), sem querer falei alterando um pouco a voz que eu não tinha tido uma gravidez química, pois tive um embrião batendo coração. Aí o médico se corrigiu e disse que eu tinha tido um aborto precoce.


~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~

Obs. Post liberado em atraso, referente ao início de Outubro/2016

~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~o~~~~

Um comentário:

  1. Eu me irrito com esse tipo de coisa também, mas acho que fui "mal acostumada" minha antiga GO sabia tudo de cabeça...daquelas que você encontra na rua e fala seu histórico.
    Espero que dê tudo certo...
    OBS: queria alguma vitamina para o marido também...acho que vou pedir para o urologista.
    Beijos

    ResponderExcluir