quarta-feira, 3 de junho de 2015

Amor esquecido

Sabe aquela atividades que você faz na infância e lhe trazem boas recordações? Esse é o meu caso com a natação...

Comecei a fazer natação, devia ter uns cinco anos... Indicação médica para ajudar nos meus problemas respiratórios e também desejo da minha mãe que eu aprendesse a nadar, para que em uma emergência eu não morresse afogada. kkkkkkkk Fiz natação até meus dez /onze anos. Aprendi os quatro estilos e, pelo menos na teoria, agora eu não morro afogada.

Depois, já na adolescência com meus dezesseis/dezessete anos voltei a fazer natação, dessa vez como prática de atividade física mesmo. A natação, juntamente com a dieta, me ajudou a regularizar as minhas taxas e a emagrecer dez quilos naquela época.

Agora, com meus vinte e oito anos, me rendi novamente a natação. Eu relutei muito, sabe quando a gente fica pensando "ah mas natação é coisa de criança...". Meu ortopedista tinha me indicado dar maior prioridade a exercícios na água devido a fascite plantar que tenho nos pés... Aí tinha duas opções: ou fazer hidroginástica (nunca fiz, na minha cabeça é "coisa de velho" kkkkk um dia eu mudo esse pensamento também) ou voltar para a natação... E já que consegui encontrar turma de natação para adultos no turno da noite, a natação venceu.

Iniciei as aulas ontem. Nossa foi tão bommmmm. Havia esquecido como nadar era legal e também como ela cansa... Já que estou fora de forma fiquei sem fôlego rápido, mas isso é questão de tempo, com o passar das aulas vai melhorando. kkkkkkkkkkkkk

Projeto "Hot mama" a todo vapor!! =D


9 principais benefícios da natação

Natação traz diversos benefícios, que vão desde a perda calórica e equilíbrio muscular, até o auxílio na recuperação de lesões.

Um dos esportes mais completos e recomendados, a natação proporciona desde a perda calórica e equilíbrio muscular, até o auxílio na recuperação de lesões. A modalidade é indicada para pessoas de todas as idades e biótipos, e tem ainda mais benefícios a oferecer. A seguir, veja os principais:

Não tem impacto: é um esporte que não afeta as articulações, promove o relaxamento dos músculos e ajuda a aliviar a tensão muscular.

Proporciona equilíbrio muscular: a natação é uma das modalidades mais completas. Os movimentos realizados durante a atividade envolvem a maior parte dos músculos.

Melhora a postura: aumenta a flexibilidade da coluna e remove a dor.

Melhora a capacidade aeróbica: como a natação exige muito da nossa respiração, o corpo requer uma grande quantidade de oxigênio.

Promove a circulação: praticar a natação, moderadamente, de 30 minutos a uma hora, pelo menos, duas vezes por semana, melhora a circulação sanguínea, o que facilita o transporte de nutrientes e oxigênio para células, músculos e órgãos.

Promove a flexibilidade muscular: A modalidade ainda ajuda a manter as articulações saudáveis e reduz o risco de doenças ósseas, como a osteoartrite. Exercícios de baixo impacto (como a natação) mantém os ligamentos exigidos fluidos e em bom estado.

Ajuda na recuperação de lesões: atletas lesionados são incentivados a praticar natação ou fazer a reabilitação na piscina. Isso acontece devido a resistência da água, que faz com que os músculos trabalhem sem a tensão do impacto sentido na colisão contra o chão ou outra superfície.

É para todas as idades: por ser um esporte sem impacto, principalmente, crianças, idosos e mulheres não correm o risco de lesões ósseas e musculares.

Requer maior gasto de energia: na água, seus músculos trabalham cinco, seis vezes mais do que em terra, portanto, o gasto calórico é maior do que em outros esportes.

Retirado de: https://www.ativo.com/natacao/9-principais-beneficios-da-natacao/

8 comentários:

  1. Que legal Mom! Atividade física é tudo de bom, faz bem para o corpo e para a alma!! Bjão

    ResponderExcluir
  2. Amoooo nadar, lembro que fiz natação somente quando era criança, mas esses dias o maridão chamou pra fazer natação, quem sabe eu animo hein?

    http://antesdopositivo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se anima sim Nathy, natação é baixo impacto, grávida pode fazer. =D

      Excluir
  3. Que bom mom!!
    Adoro fazer natação, não acho que é coisa de criança não, é um exercício que trabalhamos o corpo todo!
    Vai firme!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Natação é mesmo uma atividade física muito completa!!!! Eu sempre tive vontade de fazer, mas nunca tive oportunidade. Aprendi a nadar com meu pai quando criança, mas devido a falta de prática perco o fôlego muito rápido quando esporadicamente eu me atrevo a nadar.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Acredita que nao sei nadar?rsrsrs
    Mas coloquei meu filho na aula de nataçao ...exatamente pelo mesmo motivo que sua mae te colocou kkkk
    Ja fiz hidro..é mto bom...e era uma turma bem jovem que fazia as aulas na epoca rsrsrs
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Que legal!!!
    Atividade física é sempre bem vinda, ainda mais quando você gosta!!! Continue firme e forte!!!

    Bjos!!
    Ly
    http://nossosdiasnossaespera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir