terça-feira, 2 de dezembro de 2014

:: Infertilidade :: Tratamentos

O tipo de tratamento de infertilidade irá sempre depender do problema ou problemas que foram identificados.
- Cada vez mais casais, especialmente na faixa etária dos 30 ou 40, recorrem à fertilização in vitro para alcançarem uma gravidez.
- Por outro lado, se for o caso da ovulação não ser regular será recomendado fazer um tratamento de estimulação da ovulação. Para isso terá que tomar medicamentos para aumentar a quantidade e frequência de produção de óvulos.
- Se houver um problema físico como um boqueio ou alguma danificação interna a solução poderá passar pela cirurgia.
- As vezes o casal produz convenientemente tanto os óvulos como os espermatozóides mas o encontro entre ambos não acontece talvez devido a um bloqueio nas trompas ou a problemas relacionados com as relações sexuais, nestes casos poderá ser feita a inseminação artificial na qual se junta fisicamente os espermatozóides e os óvulos dentro do útero e a natureza faz o resto.
- A fertilização in vitro pode ser um recurso quando existem problemas com a mobilidade dos espermatozóides ou em casos de infertilidade sem causa aparente. Neste caso são colhidos óvulos e espermatozóides que são juntos em laboratório num tubo de ensaio. Quando um ou mais óvulos estão fertilizados são novamente colocados no útero da futura mamã.
- Quando há problemas com a quantidade ou qualidade dos espermatozóides podem ser usadas algumas técnicas de micromanipulação para colocar um único espermatozóide dentro do óvulo e depois colocar este novamente no útero.
- As técnicas de produção assistida são bastante dispendiosas pelo que serão um dos últimos recursos. Entre as várias salientamos a inseminação in-vitro, a transferência intrafalopiana de gâmetas, transferência intrafalopiana de zigotos, injecção intracitoplásmica de espermatozóides.
- Quando os casais não produzem óvulos ou espermatozóides a única solução passará pela doação dos mesmos.

As opções de tratamento dependerão daquilo que está disponível na clinica em questão, se o casal tem condições físicas para tal (por exemplo se não tem problemas de saúde) e se pode suportar os custos financeiros. Mas, antes de iniciar um qualquer tratamento deverá informar-se sobre o que ele implica e qual a percentagem de sucesso muito embora as estatísticas possam não ser conclusivas porque o que resultou com outro casal pode não resultar consigo e vice-versa, uma vez que cada caso é um caso e tem características especificas. Por outro lado, alguns tratamentos podem ser mais rápidos do que outros assim como mais ou menos caros. E não coloque de lado a hipótese de ter que experimentar mais do que um até alcançar a tão desejada gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário