sábado, 27 de dezembro de 2014

Dicionário de Siglas

AC - Anticoncepcional

AE - Aborto Espontâneo

AF - Ácido Fólico

Amniotomia - ruptura prematura da bolsa provocada pelo médico ou parteira com o intuito de intensificar o trabalho de parto. Em alguns casos é realizada para induzir o trabalho de parto.

Andro - Andrologista

AR - Aborto Retido

Beta - Exame bHCG

BH ou Braxton-Hicks - contrações uterinas indolores que começam a partir da vigésima semana de gestação. Acredita-se que elas sejam um treinamento do corpo se preparando para o parto.

CL - Corpo Lúteo

DC - Dia do Ciclo

DPO - Dias após a Ovulação

DPP - Data Provável do Parto. Em geral é 40 semanas ou 280 dias após a última menstruação.

DUM - Data da Última Menstruação. É usada para calcular a DPP e a IG.

Episiotomia - corte feito no períneo por um médico, na maioria das vezes desnecessariamente, para apressar a saída do bebê pela vagina. Também conhecido como "pique".

FIV - Fertilização In Vitro

FL - Fase Lútea

GO - Ginecologista/Obstetra

IA - Inseminação Artificial

IG - Idade Gestacional. É a duração da gestação até o momento ou até o parto.

ICSI - Injeção de Espermatozóide Intracitoplasmática

MC - Muco cervical

MK ou Manobra de Kristeller - manobra obstétrica obsoleta, sem nenhuma indicação que a justifique. Consiste em pressionar o fundo do útero materno com ambas as mãos em direção à pelve durante uma contração uterina, na intenção de empurrar o bebê e ajudá-lo a nascer. É realizada pelo médico ou seu auxiliar, tanto em partos vaginais como em cesáreas. Pode causar injúrias aos órgãos intracavitários maternos, além de exercer ação deletéria sobre o bebê.

Monstra ou M ou RED - Menstruação

OD - Ovário Direito

OE - Ovário esquerdo

Peixinhos - Espermatozóides

PD - Parto Domiciliar. É o parto vaginal que transcorre em casa, num ambiente familiar, e não em um hospital.

PN - Parto Normal. É o parto vaginal, porém o termo normal é inadequado pois tem muita gente por aí achando que cesárea é normal, então normal é relativo!

PV - Parto Vaginal. É o único tipo de parto que existe, pois parto pressupõe uma mulher parindo e mulher só consegue parir se for pela vagina!

TN - Translucência Nucal. É uma prega na nuca do feto que deve ser medida entre 11 e 13 semanas + 6 dias, por meio de US. Se o valor medido for maior que 2,5mm significa que há um grande risco do feto apresentar alguma cromossopatia como, por exemplo, Síndrome de Down. Todavia, não dá certeza absoluta nem fecha diagnóstico.

TP - Trabalho de Parto. Evento que antecede o parto. Dividido em dois períodos: Dilatação Uterina e Explusivo. O período de Dilatação Uterina é dividido em três fases: latente (até 3/4 cm), ativa (até 7 cm) e transição (até 10 cm). O período Expulsivo inicia-se quando a dilatação atinge 10 cm e termina com o parto, nascimento do bebê.

SOMP - Síndrome do Ovário Micropolicístico

SOP - Síndrome do Ovário Policístico

TB - Temperatura Basal

TPM - Tensão Pré Menstrual

TSH - Hormônio Tireoestimulante

Uro - Urologista

US ou USG - Ultrassonografia. Também chamado de ecografia.

US Trans - Ultrassonografia Transvaginal

Nenhum comentário:

Postar um comentário